Com malware pouco sofisticado, criminosos roubam dados de 2,3 mi de cartões

Um malware capturou dados de 2,3 milhões de cartões de crédito e débito no Brasil, segundo um levantamento feito pela empresa de cibersegurança Tempest. Divulgado na última quinta-feira (23), o relatório informa que o software malicioso foi instalado em 2,6 mil pontos de venda de estabelecimentos comerciais espalhados pelo país.

Cibercriminosos criaram um programa dedicado à coleta de dados de cartões que fizessem compras em sistemas de pontos de venda e em computadores de estabelecimentos comerciais. Ao todo, foram identificados oito servidores onde estas informações roubadas eram armazenadas. A análise da Tempest indicou que 10 operadores diferentes participaram da fraude.

Até o momento, não há sinais de que os cartões que tiveram informações roubadas foram usados para fraudes ou vazados para além dos servidores em que foram armazenados pelos criminosos. Com conjunto a isso, os dados em questão não envolvem as senhas dos cartões.

Depois de identificada, a fraude massiva reportada a bancos, entidades de classe e membros da comunidade de segurança para que medidas cabíveis pudessem tomadas a fim de evitar que novas fraudes ocorram.

De acordo com a Tempest, o golpe é "simples e de baixa complexidade", feito a partir de um arquivo executável inicializado no computador. Este copia outros três arquivos para um diretório do computador, que também são executados.

Em ação, o malware começa a trabalhar a partir da inicialização do sistema operacional, registra comandos feitos a partir do teclado do computador, não dos leitores de cartão, e acompanha os processos de interesse, que estão relacionados majoritariamente com os softwares de pontos de venda.

Chefe de inteligência de risco na Tempest, Ricardo Ulisses afirma que a proteção contra essa fraude não necessita de muitos recursos. "Nenhum dos malwares identificados nesta campanha utiliza técnicas que dificultem sua análise ou detecção por software antivírus", explicou.


MATÉRIAS RELACIONADAS
COMENTÁRIOS

Nenhum comentário

DEIXE UM COMENTÁRIO