Polícia Civil faz operação contra falsificação de identidades no Paraná

Quarta fase da "Operação Vucetich" cumpriu oito mandados de busca e apreensão na manhã desta sexta-feira (10), em Cascavel.

A Polícia Civil cumpriu oito mandados de busca e apreensão em uma operação que investiga uma organização criminosa suspeita de fraudar documentos de identidade. A operação foi deflagrada nesta sexta-feira (10) em Cascavel, no oeste do Paraná.

Segundo as investigações, a organização confeccionava as carteiras de identidade fraudulentas para foragidos da Justiça. Ainda de acordo com a Polícia Civil, os suspeitos usavam os documentos falsos para cometer crimes de estelionato.

A Polícia Civil informou ainda que os suspeitos utilizavam os documentos falsificados para abrir empresas.

Conforme a polícia, os mandados foram cumpridos em empresas de Cascavel. Celulares e documentos foram apreendidos durante a operação.

Cerca de 40 policiais participaram da ação, conforme a polícia. Essa é a 4ª fase da operação denominada "Vucetich", fazendo uma alusão a Juan Vucetich, que desenvolveu e colocou pela primeira vez em prática um sistema de identificação de pessoas por meio impressões digitais.

Fases anteriores

A primeira fase da operação foi deflagrada em dezembro de 2018. À época, a polícia cumpriu mandados de busca e apreensão no posto de identificação de Rancho Alegre D'Oeste, no oeste do Paraná, além da residência de um servidor público que trabalhava no posto.

Mandados de busca e apreensão também foram cumpridos em Cerro Azul, na Região Metropolitana de Curitiba, e em um escritório de contabilidade de Maringá, no norte.

Na segunda fase, no dia 2 de abril, cinco pessoas foram presas suspeitas de participarem do esquema. Durante esta etapa da operação, a Polícia Civil informou que o grupo falsificou 160 carteiras de identidade.

As investigações apontaram que os suspeitos utilizavam parte dos documentos para a abertura de empresas fraudulentas e golpes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para recebimento de seguro-desemprego e salário-maternidade.

No dia 22 de abril, a Polícia Civil deflagrou a terceira fase da operação, que prendeu três empresários suspeitos de participarem das fraudes nas cidades de Cascavel e Toledo, no oeste.

Durante as fases da operação, a polícia apreendeu documentos e eletrônicos.


MATÉRIAS RELACIONADAS
COMENTÁRIOS

Nenhum comentário

DEIXE UM COMENTÁRIO